ONU diz que 2,5 mil jovens são infectados com HIV por dia…

0
131 views

Estudo de várias agências, entre elas UNICEF e Unaids, sugere 41% das novas infecções são entre jovens, totalizando 5 milhões de pessoas, em 2009; as adolescentes são as mais vulneráveis.

Um grupo de agências das Nações Unidas e o Banco Mundial lançaram um relatório global, nesta quarta-feira, afirmando que 2,5 mil jovens estão se tornando HIV positivo, diariamente.

Entre os organizadores da pesquisa “Oportunidade na Crise: Prevenindo o HIV da Adolescência à Vida Adulta” estão o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e o Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids.

Pobreza e Desigualdade

O documento publicado em Nova York e em Johanesburgo, é o primeiro a trazer dados a respeito da contaminação entre a população jovem.

A pesquisa revela que 41% das novas infecções, entre adultos, foram registradas com pessoas de 15 a 24 anos. O número representava 5 milhões de adolescentes e jovens em 2009.

O infectologista da Organização Mundial da Saúde, Marco Vitória, disse à Rádio ONU, de Genebra, antes da divulgação do estudo, que os jovens estão “baixando a guarda.”

Preservativos

“Isso tem sido detectado em algumas regiões, e daí a importância de enfocar nessas populações, em termos de fornecer informações de forma adequada.

“E o que faz com que alguns jovens ainda se exponham ao HIV sem fazer uso das medidas protetivas, como por exemplo, o uso de preservativos.”

De acordo com o estudo, as adolescentes e as mulheres mais jovens enfrentam um maior risco de infecção por serem biologicamente vulneráveis. Fatores como pobreza e desigualdade social também influenciam os índices.

Em geral, a prevalência do HIV entre a população jovem caiu levemente.

Fique atento e use camisinha…

Sem comentários

Deixe uma resposta