Prefeitura de Camamu realiza III Conferência Municipal de Cultura

0
190 views
III Conferencia municipal de Cultura

“Planejar é Preciso”

A Prefeitura de Camamu, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na sexta-feira, 30 de setembro, a III Conferência Municipal de Cultura com o tema “Planejar é Preciso”, consolidando o Plano Municipal de Cultura. O evento aconteceu no Mercado de Artesanato e o responsável pela abertura oficial foi o Diretor de Cultura, André Silva de Carvalho, que apresentou as propostas de abrangência municipal por eixo temático.

CFC2De acordo com o artista plástico Lázaro de Jesus, Camamu está dando um passo importante ao abrir espaço para os artistas mostrarem seu talento. “Essa conferência oportuniza o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores e demais envolvidos na cultura”. Para o Secretário Municipal de Turismo, Joubert Laytynher Ribeiro, foi um momento de propor estratégias para o fortalecimento da cultura local, como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável do Território, o que proporciona mais desenvolvimento e valorização ao patrimônio cultural, meio ambiente e turismo. “Também estamos propondo a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das Políticas Públicas de Cultura”, fomentou o Secretário.

CFC3Cerca de 200 pessoas participaram do evento e debateram os seguintes temas: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; possibilidades de criação da Casa de Cultura; inserção na grade curricular da disciplina Arte-Educação; formulações de Editais de Cultura Municipal; criação da Secretária Municipal de Cultura e concepção do Festival de Gastronomia de Frutos do Mar.

A Secretária de Educação, Maria José Queiroz, agradeceu a todos e enfatizou:

“Estamos juntos para fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento dos fóruns, das redes de artistas, agentes e gestores, esse é o primeiro passo.

Vamos usar as diretrizes para promover a elaboração do nosso Plano Municipal, isso, é claro, com a participação de vocês”.

Sem comentários

Deixe uma resposta