ITABUNA – ACIDENTES COM MOTOS E PEDESTRES CRESCEM NA CIDADE DE ITABUNA-BA

0
172 views

Por: Gilson Marques – Itabuna/Ba

Nos últimos seis meses do ano de 2014, a quantidade de acidentes envolvendo motos e pedestres cresceu mais de 40% na cidade de Itabuna-Ba. Este fato vem ocorrendo por diversos motivos como: imprudência dos pilotos e dos pedestres, assim como, falta de sinalização nas principais avenidas, tais como: falta de faixas de pedestres ou faixas sem condições de visualização ou mesmo sem faixas, não existência de passarelas para travessia dos pedestres nas vias de auta velocidade e sinaleiras funcionando em estado precário.

Imprudência:

Por parte pilotos de motos, que invadem sinaleiras que ainda estão na posição vermelho para os veículos, cortam pela direita, andam em velocidade inadequada em algumas vias da cidade desnecessariamente!

Por parte dos pedestres, atravessam fora das faixas de sinalização, fora das sinaleiras e não têm a atenção devida ao atravessar, muitas vezes atravessam as avenidas olhando pro lado contrário do sentido do veículo ou no celular ou batendo papo!

Descaso:

Por parte das autoridades competentes da cidade de Itabuna, falta investimento em sinalização adequada do trânsito como faixas para travessia dos pedestres visíveis, passarelas para pedestres nas vias de velocidade, instalação de sensores de velocidade com câmeras e filmadoras para que os condutores ao cometerem a infração do trânsito sejam penalizado financeiramente!

Soluções

Para os pedestres: redobrarem as atenções no ato da travessia nas vias públicas.

Para os condutores de veículos: menos pressa, mais atenção e responsabilidade ao conduzirem seus veículos.

Para as autoridades: implantação de sensores nas sinaleiras com câmeras, manutenção das sinaleiras que já existem na cidade e maior número de sinaleiras , além de pinturas com tinta adequada as faixas para que as mesmas durem mais tempo, até mesmo colocação de rampas com faixas de pedestres antes dos sinais, como também, colocação de passarelas nos pontos mais cruciais da cidade (bairros Lomanto até ferradas, onde temos duas universidades privadas e chegando uma terceira Federal, bairros periféricos que ficam nas margens da BR 415 e 101, Centro Comercial localização da Estação Rodoviária de Itabuna, Av. Juracy Magalhães saída para a cidade de Ilhéus, Av. Aziz Maron, localização do Shopping Center e da Câmara Municipal e Av. Princesa Isabel cujo rotatório sempre causa acidente e nas proximidades da Prefeitura Municipal.

Como podem observar não estou aqui apenas para criticar, mais também, estou sugerindo melhorias com idéias possíveis e fáceis de serem realizadas!

Obs: Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores ou fontes e podem não expressar a opinião do Acarai Noticias.

Sem comentários

Deixe uma resposta