Cacau! Eu sei, você já está aí pensando em chocolate… hahahaha

Gastronomia.pelomundo

0
364 views

Natali Rocha: O cacau é uma fruta doce, muito produzida aqui na Bahia, e quem já teve a oportunidade de abrir um cacau e chupar essa delicia sabe que é boooom demais!

Quando eu era criança e ia visitar minha avó no interior (Acarai/Camamu-Ba), sempre comíamos muito pois tinham alguns pés de cacau na casa ao lado da dela, e muitos na casa de tia Luciene! Já tomei muito suco de cacau também 😋😋. Esses vieram de lá do interior e estão com pouca polpa ainda, acredito que sejam novos demais ou talvez não esteja na época… vou retirar o caroço e deixar secar para tentar fazer nibs de cacau! Será que da?

Assisti um documentário em uma aula sobre o plantio do cacau na África, região que exporta para a maioria das grandes fábricas de chocolate. Acreditem: ainda hoje há muito trabalho infantil e escravo envolvido na colheita desse fruto e as empresas simplesmente ignoram este fato.

Então vamos combinar uma coisa? Eu sei que tem muita marca importada de chocolate por aí, mas vamos experimentar as marcas brasileiras, de pequenas fazendas, pequenos produtores? São maravilhosamente bons e assim damos valor aos nossos produtos!
Em Ilhéus, interior da Bahia, tem várias fábricas de chocolate que vão desde o plantio do cacau até a matéria prima final. Experimente, dê preferência, valorize o que é nosso 😊 Nós produzimos cacau!!
Por que comprar chocolate de outro país? Repensem!

Siga pelo Instagram @gastronomia.pelomundo

Foto: Jedwards eCommerce
Foto: Jedwards eCommerce
NIBS
DE CACAU
É a amêndoa de cacau descascada e quebrada em pedacinhos. Além de ser muito saudável por serem 100% cacau, os nibs são ricos em magnésio e um super antioxidante. Pode ser consumido de diferentes formas: misturado a saladas, sobremesas, frutas, sorvetes e até servir como cobertura e recheio de bolos, pães, biscoitos e chocolates.

Sem comentários

Deixe uma resposta