Hoje é dia de Pão, vamos usar aquele levain?

@gastronomia.pelomundo

0
202 views
Foto: @gastronomia.pelomundo

Natali Rocha: Fim de semana é dia de colocar o levain pra trabalhar! Como semana que vem já preciso levar o pão com levain para apresentar na faculdade, decidi testar algumas receitas.

Escolhi fazer a receita da @neiderigo pois é simples, rápida e ótima. Para sair ainda melhor, ganhei emprestado uma panela de ferro para assar meu pão.
Tirei o levain da geladeira sábado, alimentei e deixei do lado de fora.
Alimento com 100% de farinha de trigo e 60% de água, lembram?

Domingo à noite (queria ter feito de dia mas não deu tempo) dei início a receita, já sabendo que não daria para assar no mesmo dia, ia ter que deixar na geladeira, o que também já seria um bom teste.

A receita foi:
200g de levain,
500g de farinha de trigo,
300ml de água e uma colher de sopa rasa de sal.

Mistura tudo menos o sal, depois de homogeneizar adiciona ele.
Ficou uma massa grudenta, chatinha de sovar, mas foi.
A Neide recomenda que nas primeiras 2 horas, a cada meia hora a gente pega a massa e faz dobras, isso incorpora mais ar.
Depois dessas 2 horas iniciais, coloquei o pão num bowl forrado com um pano, cobri ele com o mesmo pano e levei pra geladeira esperando que desse tudo certo.

Acordei bem cedinho hoje, tirei o pão da geladeira, liguei o forno a 250 graus, passei óleo na panela (com um papel toalha) e deixei aquecer por uns 40min.
Coloquei o pão dentro da panela, fiz o corte, borrifei água e devolvi a panela pro forno. Destampei depois de 20 minutos e ele já estava lindão! Abaixei o forno e deixei mais 25 minutos e estava pronto, dourado, crocante.

O desespero: não deu tempo de partir antes de sair de casa 😰
O segundo desespero: preciso de uma panela de ferro, a diferença no resultado é absurda!
O pão não fica douradinho assim quando não assamos nela.
Quem tá doido pra chegar em casa e comer esse pão? 🙋🏽

Sem comentários

Deixe uma resposta