Hoje vai ter Massa com um Molho Gorgonzola!

@gastronomia.pelomundo

0
198 views

Natali Rocha: Hoje vai ter uma massa bem gostosa para almoçar. Massa pede molho, confere?
Então, vai sair um molho gorgonzola!
Fiz um roux, o molho bechamel e adicionei o queijo gorgonzola.

Vamos por etapas!
Antes de começar a fazer o molho, já deixei o leite saborizando com meia cebola, fiz um corte na cebola para prender a folha de louro e finquei os cravos, deixei na geladeira por 1h antes de usar.

gastrgorfgonzola1Se você não sabe o que é roux, já postei explicando direitinho, mas é um espessante feito de farinha de trigo e manteiga.
Usei 20g de manteiga e 20g de farinha, levei pro fogo e deixei uns minutos para a farinha cozinhar.
Adicionei o leite (sem a cebola) aos poucos para ir dissolvendo o roux.
A quantidade de leite depende de como você quer o molho, mais ou menos espesso.

Deixei o meu mais fluido pois ainda colocaria o queijo, que ia deixar ele mais consistente. Quando chegou no ponto mais líquido do que eu queria, coloquei o queijo e misturei até voltar a ficar homogêneo.

Pronto! Para finalizar basta corrigir o sal (se for necessário), adicionar pimenta branca moída e ralar um pouquinho de noz moscada😋😋.

Esse molho pode ser usado também como recheio de empadas e quiches, para isso é interessante que ele fique mais espesso.

Roux. é uma preparação originária da culinária da França utilizada como espessante de molhos, sopas ou guisados; consiste em cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida, até formar um creme espesso e homogéneo. Wikipédia

Sem comentários

Deixe uma resposta