O Pão, do primeiro levain da série Gastronomia.pelomundo

@gastronomia.pelomundo

0
542 views

Natali Rocha: Bom diia com essa delícia!
A receita do pão com levain: 500g de farinha de trigo 250g do levain (como alimentei ele na noite anterior, não achei necessário alimentar novamente antes de usar) 10g de sal 20g de açúcar 225ml de água.
Misturei o levain com a água em um canto, a farinha com o açúcar em outro, fiz um furinho no meio da mistura da farinha e joguei o fermento, misturei tudo bem misturadinho e só então coloquei o sal.
Outra dica: não usa a água toda de vez, deixa uns 10% no pote (antes de misturar com o fermento) para poder ir acrescentando aos poucos, caso realmente precise!

Normalmente as pessoas regulam a receita com farinha, se ficar mole colocam mais… só que isso muda a receita, o correto é regular a água!
Então sovei beeem, e deixei repousar 1h.

levain_07Voltei a sovar em superfície enfarinhada e guardei por mais 1h.
Por último, dividi em 2 bolas (sim, aquela bolinha virou 2 pães grandes), fiz os cortes e deixei fermentar por 8h, enrolado num pano limpo. 7h30 depois, coloquei o forno para pré aquecer à 200 graus, coloquei uma assadeira dentro do forno e deixei lá.

Forrei outra assadeira com papel antiaderente, coloquei o pão, joguei meia xícara de água na assadeira que estava no forno para fazer vapor e coloquei o pão no forno.
Fiquei olhando de 5 em 5 minutos o pão, admirando, receosa… vendo ele crescer, criar as desejadas orelhas (aquelas pontas que ficam meio para fora)!

Decidi assar os pães separados pois se algo desse errado ou precisasse ser corrigido no primeiro, eu já fazia no segundo.

levain_08Primeiro pão:
tirei e a casca estava super dura. Me assustei, achei que havia assado muito. Deixei esfriar e coloquei o segundo, percebi que a água na assadeira não funcionou muito, então peguei um borrifador desses comuns e borrifei água no forno já com o pão dentro.

Os pães ficaram azedinhos, crocantes por fora, macios e molhadinhos por dentro (o segundo mais que o primeiro). O sabor e o aroma que eles exalam é algo que nunca tinha experimentado!
Meu pão não ficou com aqueles alvéolos enormes que deveria, provavelmente por que o fermento é jovem demais, mas já me surpreendi com o resultado 😍 Ansiosa para fazer mais testes! Encantada com o sabor 😋

gastronomia-paoPergunta:
@naymielehenz = Qual a diferença entre um pão feito com levain e com o fermento que compra pronto? Fora o tempo diferenciado de fermentação, há alguma diferença na digestão, glúten, etc?

Resposta:
@gastronomia.pelomundo = Há diferença no sabor, que tende a ser mais azedo, na casca que fica mais dura e crocante, na maciez e umidade, ele fica bem macio e molhando por dentro! Glúten não há diferença vista que o fermento e o pão são feitos com farinha de trigo, apesar de podermos usar outras farinhas, porém isso vai alterar o resultado. Ainda na lista nada falando sobre digestão, mas creio que ajude sim, por ser um processo mais natural de fato!

Sem comentários

Deixe uma resposta