Dendê, vamos conhecer este fruto da palmeira “dendezeiro”

@gastronomia.pelomundo

0
242 views

Natali Rocha: Esse é o dendê. Fruto do dendezeiro, é dele que extraímos o azeite de dendê (forma bruta), o óleo de palma (refinado) e o óleo de palmiste, feita da amêndoa – essa parte branca – do dendê.

Sexta assisti uma palestra com a Professora Mariana Mello sobre o dendê, muito informativa e vou compartilhar algumas coisas com vocês!
O óleo de palma é o mais produzido no mundo e por conta disso o dendê é a oleaginosa de maior valor econômico.

gastr-dende_1O azeite de dendê, que aqui na Bahia usamos em quase todos os pratos da nossa gastronomia local, é basicamente consumido apenas aqui e na África.
Bastante rico em vitamina E, carotenoides (15 a 300 vezes mais que a cenoura) e antioxidantes, os subprodutos do dendê tem estabilidade térmica e à oxidação, fazendo com que sejam ideais para fritura.

O óleo de palmiste tem propriedades e características semelhantes ás do óleo e coco! Se encontrar por aí, vale a pena adquirir. Ele é inclusive vendido às vezes como “óleo de coco – palmiste”.

Foto: Google/imagens/Dendezeiros
Foto: Google/imagens/Dendezeiros

Além de todos esses produtos riquíssimos, antigamente se usava o dendê como corante ou tinta para pinturas.
É lindo né? Eu só achava que essa amêndoa no meio era mais fácil de partir por já ter visto diversas fotos dela, é meio durinha, mas vale abrir e sentir o aroma e a textura de todo o fruto.

Agora eu fiquei foi com vontade de comer um acarajé…

Siga e comente clicando aqui @gastronomia.pelomundo

Sem comentários

Deixe uma resposta